No fim deste último mês que passou, os professores de língua portuguesa — e principalmente quem atuou diretamente como corretor oficial de redação do Enem 2019 — ficaram surpresos quando o INEP divulgou em sua página oficial os manuais utilizados no curso de formação de corretores de redação do Enem, considerados extremamente sigilosos e proibidos serem divulgados para a população. (Para não dizerem que é minha mentira, veja a notícia abaixo!)
Inep divulga critérios para correção da redação do Enem; objetivo é ajudar estudantes a se prepararem para a prova
Na minha prática de professor de ensino médio e, atualmente, de cursinho preparatório para o vestibular, observava que os alunos recebiam suas redações corrigidas, mas por não entenderem de fato o que cada competência avalia, acabavam não refletindo sobre seus erros e voltavam a cometê-los nos textos subsequentes. Eu como professor, como também não sabia o que de fato se avaliava, tinha receio de produzir algo que não correspondesse à realidade. Em 2019, quando fiz o tal curso (não sei se poderia divulgar isso por escrito!), tive acesso aos materiais, mas por serem sigilosos, também não podia divulgá-los, mesmo fazendo adaptações.
Com a divulgação pelo próprio INEP, fico livre de um possível peso de consciência. Os materiais são excelentes, bem explicativos, recheados de exemplos de textos reais de redações do ano de 2018, mas... Como muitos alunos possuem dificuldades de compreender a linguagem técnica dos materiais disponibilizados, resolvi eu criar um pequeno manual explicativo, com a linguagem mais simples e acessível possível, sobre os critérios de correção em cada nível de cada competência avaliada na redação.
Neste manual trabalho para atingir dois objetivos:
O primeiro é mostrar para o estudante que problemas são identificados em seu texto a partir de cada nota recebida em cada competência. Por exemplo: na Competência III, que avalia de modo geral, a qualidade dos argumentos, o que o texto tem de problema que fez ele receber a nota 120? Quais são as características de uma redação que recebe 80 + 120 +120 + 120 + 200? Na minha opinião, o aluno precisa saber disso, pois consciente de que tirou 80 na competência IV, por exemplo, ele poderá verificar quais são as características de um texto que tira pontuações maiores nessas competências e produzir outros textos buscando suprir as dificuldades encontradas na primeira redação.
A segunda é trazer para o estudante algumas dicas, seja de como inserir tal característica no texto, seja saber o que, por exemplo, o manual oficial chama de "repertório" ou "com direção". Destaco nessa parte o que eu chamei de Check-list, isto é, algumas perguntas para o aluno se autoavaliar pós-elaboração do texto como forma de checar se tudo o que uma determinada competência exige para se chegar aos 200 pontos! Fora isso, trago de forma mais esquematizada alguns trechos dos manuais oficiais e insiro links para acesso a documentos como forma de ampliar os repertórios dos estudantes!
Essa atitude, no meu entender, não visa reforçar o caráter treino para a elaboração de redações, nem a proposição de modelos, coisa que busco constantemente — e com muita dificuldade — criticar. Pelo contrário, acredito que quando o aluno sabe o que se espera dele, o estudante pode criar estratégias para satisfazer seus planos de aprovação, no nosso caso. Esse material é, portanto, apenas um auxílio para que o aluno organize essas estratégias.
Como disse acima, em se tratando de redação de Enem, muitos materiais já foram e são produzidos visando diminuir as dificuldades dos estudantes e auxiliá-los a tirarem nota máxima. Eu espero que esse venha se somar a esses que já existem e que, de fato, possa cumprir sua principal missão: permitir ao estudante a compreensão de como funciona um exame e motivá-lo a produzir mais textos coerentes, cheios de ideias e inteligentes.
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