quinta-feira, 30 de maio de 2019

Macunaíma, de Mário de Andrade

Na última terça (28) estive, desta vez, no município de Itapajé, Ceará, participando do X Café Literário da EEEP Adriano Nobre. O evento, organizado pela própria escola, convidou a mim e a outros profissionais da linguagem para falar com os estudantes sobre uma obra específica da literatura brasileira, finalizando o momento com um grande café da tarde. O objetivo do evento é incentivar os alunos às práticas leitoras de nossa literatura.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

O Desenvolvimento Dissertativo e o Uso do Esquema da Tempestade de Ideias

No processo de construção de um texto, é consensual que as ideias são tão importantes quanto a forma como elas são escritas. Esse ponto é, talvez, o que mais aflige professores e alunos: a qualidade e relevância das ideias inseridas no papel. Selecionar, organizar e relacionar ideias em uma redação é uma tarefa complexa, pois o que está em jogo é muito mais do que a forma: é o intuito de convencer o leitor a aceitar um ponto de vista.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha

Ontem (30), estive no município de Uruburetama, Ceará, participando do V Sarau de Literatura Cearense da EEEP Maria Auday Vasconcelos Nery. O evento, que contou com a participação de outros convidados, teve como objetivo principal incentivar a prática da leitura literária cearense. Cada convidado ficou responsável para criar um momento para uma turma de alunos do Ensino Médio em que apresentava e conversavam sobre o livro.

segunda-feira, 15 de abril de 2019

1ª Geração Modernista

No início do século XX, enquanto o mundo assistia às transformações artísticas e culturais na Europa, o Brasil ainda cultivava uma arte moldada pelos padrões clássicos do século XIX. Os intelectuais da época, fatigados pelo marasmo das técnicas aplicadas aos textos literários, ansiavam por uma transformação nas letras. Foi nesse ímpeto que começava a surgir no país um movimento cultural que culminou com o início do Modernismo.

domingo, 31 de março de 2019

A Introdução Dissertativa e o Uso do Esquema da Palavra-Chave

No cotidiano escolar, é comum que os alunos, durante as aulas de produção textual, fiquem apreensivos com relação ao processo de escrita de textos dissertativos. Ter que apresentar suas opiniões no papel sobre determinado tema, além de inseri-las seguindo as regras de gênero, gramaticais e ortográficas, é uma tarefa complexa, que exige conhecimento profundo dos processos de construção de textos.